Hoje sexta-feira (04), celebra o Dia Internacional do Poeta

Karla Neto

Nesta sexta-feira (04), é celebrado o Dia Internacional do Poeta, é alguém que escreve poesia, expressa sentimentos, brinca com as palavras, faz rimas e é um artista poético! Um poeta é uma pessoa que mediante a escrita, expressa emoções, sentimentos ou sensações, cria poesia.

Um poeta pode simplesmente escrever poesia e executar a sua arte para si ou para o público. O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente.

Os poetas existem desde a antiguidade, em quase todos os idiomas, e produziram obras que variam muito em diferentes culturas e períodos. Ao longo de cada civilização e linguagem, os poetas usaram vários estilos que mudaram ao longo da história literária, resultando em uma história de poetas tão diversos quanto a literatura que eles produziram.

É um gênero literário que se mescla a outras manifestações artísticas como música, teatro, cinema e até mesmo outras formas de fazer literatura. Diferente do poema (que segue um padrão mais rígido de versos fixos ou livres), a poesia é uma forma de arte mais ampla e que nem sempre precisa da palavra escrita para comunicar.

Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia. Apresenta maior dificuldade de compreensão ou interpretação por parte de leitores. Isso porque ela lida com a plurissignificação e com a ambiguidade, elementos que a tornam uma obra de arte.

Em um tempo em que as pessoas vivem apressadas e com múltiplas tarefas, é mais tentador escolher uma narrativa simples e direta. Porém, é porque a poesia exige mais de nossa intelectualidade que ela tem tanto valor. Afinal, ela permite que atinjamos o máximo de nosso intelecto e de nossa sensibilidade. Assim, o Dia Nacional da Poesia se torna tão importante, já que é mais uma oportunidade de incentivo a esse tipo de leitura.

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa. No período romântico em diante, muitos poetas eram escritores independentes que ganhavam a vida com o trabalho, muitas vezes complementado com a renda de outras ocupações ou da família.

Na Alta Idade Média, os trovadores eram uma importante classe de poetas e vinham de várias origens. Eles viveram e viajaram em muitos lugares diferentes e eram vistos como atores ou músicos tanto quanto poetas. Eles eram frequentemente patrocinados, mas muitos viajavam extensivamente.


Visualizações: 4 vezes | 1 visitas hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estatísticas
  • 1.082.328
Arquivos