IEMA traz Torneio Internacional de Robótica para São Luís

Entre os dias 26 e 30 de junho, São Luís vai ser a capital internacional da Robótica. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21), durante o lançamento do Torneio Internacional de Robótica (ITR). A cerimônia foi realizada pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no Palácio dos Leões e contou com estudantes do Instituto de várias regiões do estado.

Para o reitor do IEMA, Johnatan Almada, o evento é fruto das conquistas de alunos e professores do Instituto, que em pouco tempo se tornaram referência em robótica não apenas no estado.

“É um motivo de orgulho, pois é graças à capacidade criativa dos nossos alunos, das conquistas que obtiveram em âmbito nacional e internacional. É o conjunto dessas conquistas que nos leva a sediar um evento internacional em São Luís do Maranhão”, declarou Almada.

O Torneio Internacional de Robótica (ITR) é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, na Paraíba. Apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para o internacional, em conjunto com campeões das edições da Argentina e Uruguai.

A disputa

Na etapa internacional, em São Luís, são esperadas 238 equipes de 11 estados, além de grupos da Argentina, Uruguai e México. Do Maranhão, participam equipes de seis municípios que integram a Rede IEMA de Educação Científica e Tecnológica

Luiz Felipe Frazão, de 17 anos, e aluno do 3º ano do IEMA São Luís, já participou e venceu em outras edições da competição. Para ele, a Robótica ultrapassou os concursos e competições.

“Conheci a Robótica graças ao IEMA. Nunca tinha imaginado poder conhecer esse mundo e agora eu já sonho com isso, quero trabalhar na área, quero estudar o bacharelado em Ciência e Tecnologia ou então Engenharia Espacial”, afirmou.

Aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Hermano José Leopoldino Filho, de Coroatá, a estudante Rhilary Araújo, de 15 anos, faz parte do Clubinho de Robótica do IEMA e participou do lançamento. Além de aprender a linguagem de programação e a projetar hardwares simplificados, a participação no grupo também trouxe mudanças para a vida escolar.

“Robótica é uma tecnologia mais avançada, a Robótica exige mais da gente, e ela me ajudou muito a entender Matemática e também Inglês”, contou a estudante.

Os Clubinhos de Robótica do IEMA são fruto da parceria do Instituto com as prefeituras e levam oportunidades a outros estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

O secretário de Educação em exercício, Anderson Lindoso, destacou a relevância do IEMA e do Torneio Internacional na política de educação empreendida no Maranhão. “Estamos falando de um torneio de Robótica, uma competição internacional sediada no Maranhão,
é uma oportunidade de mais estudantes daqui participarem, conhecerem, mas é também uma mostra de como a educação do Maranhão evoluiu de 2015 para cá, é motivo de orgulho”, afirmou.

O ITR será realizado entre os dias 26 e 30 de junho, no Golden Shopping Calhau.


Visualizações: 18 vezes | 1 visitas hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estatísticas
  • 1.046.616
Arquivos