Opinião e Política por César Sabá: Muito pode ser feito


O mês de agosto é marcado pelas comemorações dos aniversários de nascimento de Gonçalves Dias e Vespasiano Ramos, nascidos em Caxias – MA (10/08/1823 e 13/08/1884 respectivamente). Dois dos mais importantes nomes da literatura mundial.

Eles são tão relevantes no panorama cultural nacional que é comum encontrar escolas, ruas e outros logradouros públicos no Brasil e até no exterior que recebem os seus nomes. Por isso, esperava-se uma comemoração digna desses ícones por parte do poder público municipal. Muita coisa poderia ter sido feita para manter viva na memória dos caxienses o apreço pela cultura, arte e poesia tão declamada por nossos ilustres conterrâneos.


Na cidade de Itabira – MG, o nascimento do poeta, contista e cronista Carlos Drummond de Andrade (31/10/1902) é comemorado em grande estilo. Lá, por exemplo, é promovida a Semana Drummondiana e o Festival Drummond, quando são realizados uma série de eventos voltados para enaltecer a obra e a memória de seu filho mais ilustre, além é claro, de cultivar na sociedade local o gosto pela literatura. A cidade fica em estado de êxtase. Turistas de todo o Brasil chegam para as comemorações. A economia local recebe um aporte financeiro significativo e os amantes da cultura agradecem.
Já em Caxias, diferentemente da cidade mineira, nada vem sendo realizada no sentido de preservar e difundir o legado desses dois vultos literários. Sendo que muita coisa pode ser feita, considerando que a cidade tem uma estrutura privilegiada para fazer da cultura, associada ao turismo, uma das saídas para nosso desenvolvimento econômico e cultural. No próximo artigo mostraremos com detalhes o que pode ser feito para que a terra dos poetas passe a ocupar o lugar que merece no pantheon da cultura nacional.


Visualizações: 149 vezes | 1 visitas hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estatísticas
  • 1.052.274
Arquivos