Coluna do Fernando Kerr: RioMarket 2019 começa junto com Festival do Rio

12 de dezembro de 2019 0 Por Jonas Filho


A área de negócios que o Festival do Rio, em sua 21ª edição, abre para o mercado audiovisual começou nesta segunda feira, 9 de dezembro, em novo endereço. É no Rio Othon Hotel, na praia de Copacabana, a famosa Princesinha do Mar, que estão acontecendo as palestras, os painéis, seminários, as oficinas e masterclasses tradicionais do evento, além das rodadas de negócios.

Acordos de coprodução, aquisição e distribuição são o tema desses encontros dos vários players dessa indústria que vinha experimentando intenso crescimento no país até o ano passado. De 2014 até 2018, o número de lançamentos brasileiros subiu de 114 para 185, um aumento superior a 60%. O aumento da renda dos filmes brasileiros no período foi da ordem de 30%. Não há dados disponíveis para 2019, embora seja possível esperar cenário menos animador, em função de ações governamentais empreendidas com o nítido propósito de paralisar as atividades do setor e até mesmo de impedir que a produção brasileira tenha garantidos seus espaços de exibição. Foi o caso dessa semana na ANCINE, cuja Secretaria de Gestão Interna vetou a exibição de A vida Invisível, filme brasileiro que concorre ao OSCAR 2020 para funcionários em um programa de capacitação.


Sob esse clima pouco auspicioso, o vitorioso Festival do Rio (que quase não ocorreu depois de perder seus dois principais patrocinadores – PETROBRAS e BNDES) deu início ao RioMarket 2019 com uma oficina com Tônio Carvaho – Um processo criativo para jovens atores, e também um debate sobre Os desafios da política audiovisual no contexto atual , mediado por Leo Edde, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual – SICAV, com a presença do deputado federal Marcelo Calero e do presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, Eduardo Gouvêa Vieira. Renée Castelo Branco e Luiz Eduardo Garcia, da Globo News e Dora Kramer da revista Veja, seguiram dando o tom com um painel sobre o papel da comunicação na sociedade moderna.
Fotos: Marcas Festival do Rio, RioMarket 2019

Fernando Kerr, roteirista, diretor de produção, especialista em marketing eleitoral, já esteve pelo Maranhão em diversas campanhas políticas. Especial para o Blog do Jonas Filho.


(Visualizações: 76 vezes | 1 visitas hoje)